RELÓGIO

domingo, 29 de abril de 2012

ONTOLOGIA


Ontologia é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do “ser enquanto ser”, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. Enquanto a epistemologia refere se ao conhecer, a ontologia refere se diretamente ao ser em sua essência. Atualmente, diz-se que a ciência pós-moderna possui vocação ontológica. Em vez de interferir nos aspectos externos com o objetivo de fazer da técnica uma extensão do homem a ciência pós-moderna passa a interferir diretamente nas suas características internas, na essência do ser, com o objetivo de remodelá-lo, aperfeiçoá-lo e, até mesmo, em certo sentido, “fabricá-lo”
O termo ontologia é originário da filosofia. Ontologia é um ramo da filosofia que lida com a nossa natureza mais íntima, isto é,  a organização do ser. Esse termo foi introduzido por Aristóteles  em Metafísica, IV, 1. No contexto da pesquisa em “ontologia”, filósofos tentam responder as questões “O que é um ser?” e “Quais são as características comuns de todos os seres?” (Maedche, 2002).O termo significa: Ontós = Ser, e Logos = Conhecimento sobre o Ser.

Um comentário:

  1. Realmente você expois de forma objetiva o que é Ontologia. Infelismente nossos educadores pessam em conseguir lançar os conteúdos propostos pelas Orientações Curriculares, sem se preocupar se os alunos estão aprendendo ou não. Se eles resolvessem colocar em pratica o significado de Ontologia teriamos menas reprovações e menas evasões na escolas.
    Zilda

    ResponderExcluir