RELÓGIO

domingo, 22 de abril de 2012

DIFERENÇA ENTRE A “FILOSOFIA” E “FILOSOFIA DE VIDA”.

‘“Filosofia de vida” como forma de referência às nossas crenças particulares, às coisas que acreditamos como sendo certas ou erradas. Dizemos frases tais quais "a minha filosofia de vida", ou "segundo a filosofia da minha avó" e mal nos apercebemos do fato de que, mesmo quando dizemos detestar as abstrações da Filosofia, isso ainda assim é um tipo de pensamento filosófico. Olhando por este lado, é natural considerar que a maioria dos seres humanos em várias culturas pensa, reflete, pondera e chama a todos estes procedimentos de "Filosofia".quando falamos em "filosofia de vida", não estamos nos referindo ao pensar criterioso que constitui o procedimento filosófico. Afinal, nem sempre a tal "filosofia de vida" deriva de um pensamento criterioso, podendo ser mera repetição de um hábito mental ou emocional que nada tem de amor à verdade. Pode ser apenas um condicionamento que nada tem de reflexivo.Sabemos que a filosofia de vida esta relacionada á mera opinião, cuja termo Grego é doxa, ou seja, a uma  especulação rasa e simplista sobre coisas, sem nenhum conteúdo rigorosamente reflexivo. A filosofia de vida é uma concepção de mundo que o homem acaba desenvolvendo para uso pessoal.Refere a filosofia de cada individuo da maneira como cada um procede diante dos fatos vivenciados no dia a dia. Todos nós temos um jeito de viver e um comportamento próprio, um modo de ser.
A Filosofia é uma invenção humana. A filosofia é, portanto, uma atitude reflexiva. A reflexão filosófica coloca questões para o homem a partir da sua raiz, da sua origem, quando o pensamento busca conhecer-se como pensamento. Foi com Pitágoras de Somos, um filosofo do século V antes de cristo, que surgiu o termo filosofia, cujo significado quer dizer “amizade pela sabedoria”. [“Philos vem de philia, ou seja, amizade: e sofhia corresponde á sabedoria”].
Percebemos que o filósofo é aquele que ama o sabor, que deseja de formular conceitos sobre os dados da realidade, procurando compreendê-la. A filosofia tornou-se para nós ocidentais, a principal referência como fundadora de toda a nossa cultura.
A filosofia é útil á medida em que nos faz distancia das impressões ingênuas que temos das coisas para nos dar condições de agir criticamente. Ela nos permite deixar de lado os preconceitos para dar vazão a uma reflexão fértil e necessária sobre o que nos diz respeito
A filosofia difere das ciências especiais na medida em que procura oferecer uma imagem do pensamento humano - ou mesmo da realidade, até onde se admite que isso possa ser feito -- como um todo. O termo "filósofo" significava originariamente "amante da sabedoria", tendo surgido com a famosa réplica de Pitágoras aos que o chamavam de "sábio". Insistia Pitágoras em que sua sabedoria consistia unicamente em reconhecer sua ignorância, não devendo, portanto ser chamado de "sábio", mas apenas de "amante da sabedoria". A filosofia é o ato de refletir sobre algo, criticando-o e encontrando métodos e explicações científicas. Filosofia trata da realidade de algo, e o senso comum são conhecimentos populares. Filosofia significa amor à sabedoria logo sabe que devemos busca o conhecimento através do questionamento, como Sócrates afirmou no decorrer de sua vida.  Filosofia busca respostas através do homem sobre o seu comportamento em relação à vida.

Um comentário:

  1. Visto que a filsofia surgiu da necessidade humana de explicar a natureza e questiona-la do ponto de vista de buscar o conhecimento. Hoje a Filosofia contribuiu em muito com a sociedade, porque dela surgiu a matemática, a geografia, a astronomia e entre outras disciplina do conhecimento que ajudou a constrir a nossa sociedade ocidental que temos hoje. Isto é, até o modelo consumista e polítco que sociedade atual é construidas. Percebemos essa diferença se pegamaos o modo de vida de Iraniano e um Norte Americano, é totalmente diferente no vestir, na religião e na política. Com isso, o homem moderno vai construindo uma filosofia de vida, no consumismo e na acomulação de bens materiais, aumentando ainda mais as diferenças de classes. Segundo Karl Marx " Os donos da produção explora de forma selvagem as pessoas que somente tem a sua força de trabalho para vender". Com isso ao passar do tempo a filosofia foi modificando passando empírico e se tornando mais cientifica, tendo por base novos metodos de como explicar o homem e sua existencia ou refletir seu mitos na sociedade contemporânea.

    ResponderExcluir