RELÓGIO

domingo, 29 de abril de 2012

Análise do Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles sobre a educação




A proposta educacional e política de Platão não é absurda, aliás, ele apresenta de forma evidente que há um estreita e necessária relação entre Política, Conhecimento e Educação. Quando sugere o sentido da Educação como Paidéia (Educação integral – corpo e alma), como um meio de construção de uma república ideal, sedimentada no Bem, no Justo e no Belo, ele dá um caráter muito parecido com o que entendemos de educação hoje. Platão aponta uma perspectiva que ainda alimenta a mística da educação como promoção e qualidade do ser. Ou seja, uma coletividade justa e voltada para o bem nasce de um processo em que os indivíduos são educados para a construção, Justiça, embora ela nem sempre seja fácil de ser conceituada, fundamentada ou mesmo justificada pela argumentação. Platão vê, na justiça, o fundamento pelo qual o Bem pode se configurar. O processo educativo não tem sentido se não tiver um aspecto consciente ou inconsciente de projeção de sujeitos que, embora envolvidos e fixados numa realidade racional, conceitualmente almejam uma realidade melhor no sentido ontológico e social. Certamente que as repúblicas que se fundaram a partir do horizonte utópico da república modelo se construiriam em perspectivas diferentes em que a justiça, o bem e o belo seriam os fios da permanência desse estado perfeito de organização da Pólis, garantidos pela educação integral do ser humano. È nesse sentido que o pensamento educacional de Platão fixou-se nessa necessidade e possibilidade de qualificação do ser para vida coletiva. Definitivamente não há senso coletivo sem o empreendimento educacional.
Já Aristóteles ele aponta na Politéia, de Homero, uma proposta educacional muito curioso, pois os deuses têm características humana. Não só formas, mas atitude humana como ciúme, raiva, amor etc. Isso já dá uma perspectiva interessante, ou seja, se investimos na qualificação do nosso ser, através da educação, podemos alcançar um nível mais elevado de nossa existência, muito embora não tenhamos o dom da imortalidade, podemos nos assemelhar aos deuses na busca do conhecimento. Nesse sentido é que nasce aquilo que chamamos de estética da existência. Para Aristóteles cada ser humano assume a sua autoconstrução como se fosse uma obra de arte. Em Aristóteles encontramos um modo de pensar sobre a prática. Uma teoria que nasce da contemplação, ma que é aplicação, práxis. E Aristóteles, temos uma compreensão dialética da educação e, ao mesmo tempo, uma espécie de sistemática de tudo o que foi dito e entendido sobre o assunto Grécia Antiga e Clássica. Para ele, não há problema com a política de (Platão) ou com o discurso de (Sócrates), desde que esses sejam acompanhados pela sua ética. Esse caminho apontado por Aristóteles mostra que ele instituiu no fato de que a educação ou o processo de conhecimento leva o ser humano a buscar o meio termo, a temperança, nem muita festa nem de menos. Percorrido pelo bom uso do conhecimento. Isto só acontece pela virtude obtida pela educação das novas gerações numa perspectiva de construção interior da pessoa.
Assim,para Platão a educação apresenta uma estreita relação entre a Política,Conhecimento e Educação.Onde remete a justiça é o da desigualdade entre os homens para ele os homens não são iguais e tem que obedecer a ordem que a natureza impôe. Platão considera que o homem só alcança a felicidade por meio da justiça. Hoje em dia a educação que nos buscamos em escolas tanto particulares como públicas , alguma s dessas instituições busca em parte um pouco da filosofia de Platão, que visa uma educação de conhecimento justo e bom. As escolas de hoje procura educar as pessoas para ter uma boa convivência uns com os outros e respeitando a lei os direitos de cada cidadão. Já na proposta de Aristóteles  ele não foge da educação de Platão,tenta seguir  a linha de pensamento, mas ele ampara  o seu processo de educação na ética.Segundo ele o homem é capaz de criar seu próprio conhecimento onde é capaz de construir seu próprio caminho para viver em uma sociedade harmoniosa. Portanto, pode-se dizer que Platão e Aristóteles  teve influencia na educação por meio da ética e do conhecimento da convivência em sociedade em questão.

2 comentários:

  1. Comentar Platão e Aristóteles e principalmente voltados para a educação e uma responsabilidade muito grande. Você colocou muito bem sua opinião sobre os dois, e claro mesmo que Platão seja disciplo de Aristoteles suas ideias forram complementares e mais ousadas, Claro que nos dias de hoje nas cavetas de algum cabite possui leis que colacam essas ideias em pratica, pena que nunca na realidade, no concreto.
    Zilda

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  2. Platão discípulo de Aristóteles? não seria ao contrario Zilda?

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